segunda-feira, novembro 01, 2004

Serei uma Cibercrítica ou uma Ciberutópica?

Estava aqui na minha leitura e não consegui ficar indiferente às palavras Ciberutópica e Cibercrítica (pág.41, capítulo 2)!Qual das duas personalidades serei eu?

Por um lado, e de dia para dia, acho que me estou a tornar numa Ciberutópica. Cada vez me sinto mais dependente da Internet. Será dependente ou estarei a descobrir um meio de aprendizagem mais cativante?
Não consigo descobrir! O que sei, é que sempre que preciso de "descobrir"uma matéria, a minha primeira procura é sempre na Internet e só depois, em segundo plano recorro ao livro. E sabem o que tenho verificado?
Que apesar de muita informação não ser exactamente o que procuro é ela que me leva a querer saber mais.

Mas por outro lado, considero-me uma Cibercrítica, pois pergunto-me inúmeras vezes até que ponto será aconselhável a introdução de um computador com Internet nos primeiros anos de aprendizagem da língua materna - o português! Sabem porque pergunto isto?
Porque nas minhas inúmeras investigações, verifiquei que a maioria das páginas estão escritas em brasileiro. Neste caso a criança aprenderá correctamente a falar?
Qual o pensamento dela ao verificar que a construção sintáctica, semântica e pragmática da Internet e dos seus livros escolares varia?
É neste sentido que me considero uma Cibercrítica! O que pensam vocês?