sexta-feira, fevereiro 04, 2005

A ligação entre a Educação e os Media

Nos dias de hoje, e atendendo à importância que a sociedade atribui quer à Educação, quer aos Media, torna-se cada vez mais necessário a introdução de uma Educação para os Media na Escola.




Esta importância de uma Educação para os Média tem vindo a ser realçada pela UNESCO desde 1964. Contudo, o momento de viragem, isto é a importância dade a esta educação por outras entidades só ocorrer no no ano de 1982 no Encontro de Grunwald.


Neste sentido, e dada a importância da Educação nos Média, o British Film Institute define este tipo de formação como ''o desenvolvimento progressivo de uma compreensão crítica dos Media'' que ''procura alargar o conhecimento dos alunos acerca dos meios de comunicação e desenvolver as suas capacidades analíticas e criativas, através de um trabalho simultaneamente prático e crítico. Tal trabalho visa compreender quer os conteúdos dos Media, quer os processos implicados na sua produção e recepção".

No que diz respeito à utilização quer da Internet, quer da Multimedia a Educação para os Media não os ignorar, pois estas duas ferramentas tecnológicas fazem parte da sociedade e do seu desenvolvimento.






Deste modo, considerar-se que a Educação para os Media, tem como propósitos os seguinte:

  • Promover a formação de ''leitores'' activos, que analisem os textos mediáticos e compreendam os processos da sua produção e recepção.
  • Preparar exploradores autónomos, que procurem e seleccionem a informação pertinente, avaliem criticamente as fontes e reflictam sobre a informação recolhida.
  • Contribuir para a formação de produtores de mensagens em diversos suportes.
  • Para tais finalidades a integraçãos dos média tem sido analisada segundo diversas dimensões:

      • Media como recursos educativos - Fontes de informação para actualizar e ilustrar os conteúdos;

      • Media como objecto de estudo - Análise das mensagens, dos contextos sociais de produção, circulação e recepção dos discursos mediáticos;

      • Media como ferramenta de expressão e criatividade - Produção das próprias mensagens nos diferentes suportes

      Afinal os Media podem ser uma ferramenta importante na Educação, basta saber utilizá-los como tal.