segunda-feira, novembro 15, 2004

Fomentar hábitos de leitura...

Bateson afirma que sempre que aprendemos algo, aprendemos duas coisas:

- ''Uma é sobre o que se pensava estar a aprender?''( 3ºcapítulo, página 69, ?a família em rede?)

-'' E a outra é sobre o método de aprendizagem utilizado? ''( 3ºcapítulo, página 69, ?a família em rede?)

É neste sentido que considero pertinente referir uma proposta de resolução da Assembleia da República nº 72/2004:

"A assembleia da República resolve, nos termos do nº.5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

a) Elabore estudos e instrumentos de análise dos hábitos de leitura dos portugueses, em especial dos mais jovens;

b) Apoie a criação de programas de incentivo aods hábitos de leitura nas escolas, designadamente da imprensa escrita;

c)Apoie a renovação e modernização das bibliotecas escolares;

d) Crie e mantenha um portal na Internet, a nível central, destinado a promover os hábitos de leitura e a divulgar as iniciativas da escola nesta matéria;

e)Apoio o estabelecimento de parcerias entre as bibliotecas municipais e as escolas e os agrupamentos escolares."


Mas será que isto não existe já? Não faltará aqui algo que diga: Fomentar os hábitos de leitura através de pesquisas na Internet e de aplicações multimédias (elaboradas tanto por professores com informáticos)?


Qual será o receio da utilização da informática? Temos de evoluir, temos de alterar o modo de ensino, pois tal como os livros, que hoje já não são feitos manualmente mas sim utilizando as novas tecnologias, também as crianças ou outros formandos têm necessidade de utilizar o novo mundo tecnológico na sua aprendizagem.

2 Comments:

At 4 de dezembro de 2004 às 01:17, Anonymous Anónimo said...

Como disse sartre - "Quanto mais palavras conheço,quanto mais conceitos posso articular,maior é o alcance e amplitude da minha consciência".
E realmente é verdade! ..a informática é apenas uma simples maneira de podermos pesquizar coisas que nos interessam de uma forma mais eficaz.
Na minha opinião é importante sabermos um pouco de tudo...e n há duvida de que a informática,ou,"tratamento de informaçao por meios automáticos" é uma ferramenta essencial nos dias de hoje.
Mas...temos de ter conciência de que conforme vamos controlando melhor esta màquina (computador),temos a tendência para nos destrai-mos com o tempo que lhe dedicamos! ..e por vezes é bastante! :) ...eu que o diga,que apesar de já não ser tanto,pode-se dizer que fui um consumidor compulsivo deste nosso amigo automático.
Mas acho que mais produtivo ainda ( não desconsiderando que a informática é cada vez mais um conhecimento essencial para as nossas vidas ),continua a ser o viajar e o ler.
Adorei o teu site, e espero que o vás desenvolvendo...a partir do momento que está criado é só desenvolver-lo dia a dia.
beijinhos de um amigo que apesar de nunca ter saldo no telemovel gosta muito de ti ...e n te esquece!

 
At 4 de dezembro de 2004 às 17:50, Blogger Teresa said...

Pois é, através da informática podemos "pesquisar coisas que nos interessam de uma forma mais eficaz" e é por essa razão que tento,através do meu blog(a minha ferramenta), incentivar o utlizador do computador a aprender diversos conceitos.

Achei interessante o facto de me dizeres que és uma das pessoas que faz parte do grupo que afirma que nos "destraímos com o tempo que lhe dedicamos" (ao computador).Mas não te preocupes com isso, porque isso só demonstra que através desta ferramenta(computador) a aprendizagem para ti é bastante mais dinâmica.


Por isso, não te preocupes em ser "um consumidor compulsivo deste nosso amigo automático" porque se este te leva ao que Sartre diz- "Quanto mais palavras conheço,quanto mais conceitos posso articular,maior é o alcance e amplitude da minha consciência", é porque descobriste aqui o melhor método para a tua aprendizagem.

Obrigada pelo teu comentário :-P

 

Enviar um comentário

<< Home