quinta-feira, novembro 18, 2004

Naba mas boa aprendiz :-P

Foi na aula do dia do dia 29 de Outubro que a minha luta começou. Pela primeira vez me chamaram durante cinco horas de "naba". Mas serei uma naba ou uma boa aprendiz?
Este é um assunto a discutir, e portanto para que possam ter provas de como eu sou uma boa aprendiz, aqui vos deixo mais umas traduções das siglas estranhas:


Internet:
- Foi criada no ano de 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPAnet). O seu desenvolvimento tem por base um projecto que tinha como principal objectivo sobreviver a ataques nucleares;

- O termo resulta da contracção dos termos Interconected Network, sendo portanto um conjunto de redes de computadores mundiais ligadas entre si através do protocolo TCP/IP;

- Inúmeras vezes este termo é usado para designar a World Wide Web, que através da facilidade da linguagem HTML e da utilização desta forma gráfica de publicar informação se tornou o centro da actividade Internet;

- Os meios de ligação dos computadores sao variados entre os quais se enumeram radio, linhas telefonicas, ISDN, linhas digitais, satélite, fibras-ópticas, entre outros.É através deste meios que um país se liga ao resto do Mundo.



WWW:
- O seu significado é World Wide Web - Rede mundial. A sua abreviatura também pode ser designada por Web;

- É um sistema de informação e de fontes baseado no hipertexto (hypertext) da Internet. Este foi o sistema cujo o seu crescimento se tornou nos mais rápidos de toda a rede.



HTTP:
- As siglas significam Hypert Text Transmition Protocol (protocolo de transmissão de
hipertexto);

- Tem como função transmitir as páginas web usando o protocolo de rede TCP/IP;

- Os endereços da World Wide Web (WWW) têm inicialmente o ? http://?. Estas iniciais indicam que estão alojadas num servidor HTTP e que permite ao browser reconhecer a localização de uma página.


Hipertexto:
- É um ferramenta que nos permite interagir com textos.Esta interação permite interligar informações que se encontrem associadas.

- É através de "saltos" que o movimento do hipertexto é executado, pelo que é o leitor que assume o papel ativo (Heim,1993);

- Possibilita novas formas de ler e escrever, não tendo por conseguinte uma forma linear e associativa, onde a noção de texto prevalece e só depois se dá relevância ao aspecto original. Deste modo, a noção de hipertexto será um conjunto de informações textuais, que se encontram combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura (ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de ideias e conceitos, sob a forma de links.
Os links funcionam portanto, como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações.(Ted Nelson)