segunda-feira, dezembro 20, 2004

À conversa com o Messenger

Aqui vai mais uma guloseima para vocês!!!

Caros utilizadores do messenger...

Hoje descobri com as minhas colegas de turma, que o programa que tanto utilizamos já existe desde 1995, contudo só a partir de 2000 este mesmo programa começou a ser utilizado pelos europeus.

O messenger foi portanto criado pela Microsoft. Esta empresa atribui a este programa não apenas a funcionalidade de um programa de chat comum de conversação escrita, como também possibilitou conversar através de áudio e de vídeo, jogar online com outros utilizadores, enviar ficheiros e documentos.

De entre as vantagens que este programa apresenta enumeram-se as seguintes: escolher e seleccionar os contactos, definir o nosso status (online, busy, away), definir plano de fundo, mostrar uma fotografia, enviar logotipos de emoções, enviar e saber quando se recebe mails.

Curioso será dizer que em muitos países também já é possível enviar através do messenger mensagens para telemóveis.

É claro e estando eu no curso de Ciências da Educação não posso deixar de olhar este programa sob o ponto de vista educativo. Assim, a este nível verifica-se que é um programa capaz de favorecer a capacidade individual de socialização, permite aprender de um modo mais dinâmico e interactivo.Para isso basta libertar a nossa mente e levantar a discussão de certos temas da aula num janela do messenger. Aproveitem esta oportunidade para instruir as crianças de que tanto gostam

É claro que nada é perfeito e por essa razão aqui vos deixo algumas desvantagens deste programa: pode criar problemas a nível da compreensão e entendimento entre o discurso de dois ou mais sujeitos; uma vez que são predominantemente utilizadas as abreviaturas os erros ortográficos podem trnar-se mais freuqentes no dia a dia de cada utilizador.

E para que não pensem que o messenger é o único programas de conversação, a Andreia e a Filipa (minhas colegas de turma) deram-nos a conhecer mais alguns programas: Mensageiro do sapo (português); AOL Instant Messenger; Yahoo Messenger; ICQ;MIRC.

Boa Sorte para as próximas conversações