terça-feira, dezembro 21, 2004

Aí vem o Havai..

Alguém sabia que a palavra wiki tem origem etimológica na linguagem Havaiana?

Pois é, o termo "Wiki wiki" em havaiano significa "super rápido".
A ferramenta Wiki é, portanto um software que permite a edição de documentos online. Documentos estes, que podem ser alterados a qualquer momento.
Esta ferramenta tecnológica pode assim, ser considerada como um livro de conceitos online, recheado de hipertextos.
Deste modo, quando nos encontramos perante uma única página de conceitos designamos apenas por Wiki, mas quando nos deparamos com várias páginas Wiki interligadas designamos essa rede por "o wiki".
Uma das vantagens do Wiki relaciona-se com o facto de não ser necessário o registo de utilizadores, pelo que os indivíduos que usufruem desta ferramenta não têm qualquer preocupação relacionada com o esquecimento da password.

Assim, e em qualquer wiki tradicional, podemos observar três componentes: o código HTML, a página resultante do código da sua edição pelo web browser, e o código-editado em HTML que o servidor produziu.
Neste momento, considero indispensável alertar-vos para o facto de que esta ferramenta se diferencia do blog, porque ao contrário desta não se baseia em ideias e opiniões mas sim, em conceitos.
Em termos educativos, e como desvantagem, refere-se o facto de as informações que se podem encontrar numa Wiki, perderem por vezes o seu rigor científico. Isto devido ao facto de qualquer pessoa poder contribuir e escrever nesta página da Web. É claro que existem pessoas responsáveis, por controlar e seleccionar o material publicado, mas no entanto esta situação não é de todo impossível.
E como a curiosidade de cada um varia, os senhores curiosos podem saber mais basta carregarem no senhor estudioso